
Sob o domínio das corporações
O documentário canadense The Corporation (2003) segue atualíssimo no momento em que as corporações acumulam cada vez mais poder. O ideário empresarial difundido pela propaganda domina os desejos humanos e se sobrepõe, inclusive, aos Estados Nacionais no início deste século.
Realizado antes da crise global de 2008, A Corporação foi premonitório sobre a falta de controle do Estado sobre o mercado. No filme, assistimos à radiografia das corporações como ‘seres’ autônomos, que funcionam de acordo com um conjunto específico e determinado de regras.
Veja o filme na íntegra. Você pode colaborar com a equipe que realizou a produção no site. Mais de 200 pessoas participaram na realização do filme e do site durante 8 anos.
Os diretores Jennifer Abbott e Mark Achbar basearam-se no livro The corporation – the pathological pursuit of profit and power, de Joel Bakan, que também assina o roteiro do filme, para realizar a empreitada.
The Corporation surgiu no clima dos movimentos antiglobalização dos primeiros anos da década 00 como Surplus (abordado neste texto aqui no Zonacurva)

O escritor Noam Chomsky (entrevistado no filme), em seu livro Segredos, mentiras e democracia (Editora Universidade de Brasília) define com exatidão o espírito do filme:
“As grandes empresas são grandes conglomerados institucionais de caráter essencialmente totalitário. No seu interior, cada funcionário é apenas uma peça de uma grande máquina. Na sociedade humana, poucas instituições têm uma hierarquia tão estrita, e um controle tão autoritário”.
Fernando do Valle é editor do Zonacurva, mestre em Tecnologias da Inteligência pela PUC-SP com a dissertação “Aspectos da mídia livre como resistência digital” e jornalista (formado e pós-graduado em Jornalismo Multimídia pela PUC-SP) com mais de 25 anos de experiência. Já trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, Agora, Caros Amigos, Shopping News, entre outras. Criou o Zonacurva em 2011 como espaço para a prática do jornalismo livre e crítico nas redes digitais.