Paulo Freire é entrevistado em seu gabinete na Secretaria Municipal de Educação pelo sociólogo francês Yvon Minvielle, para veiculação em TV francesa.1990.

53ª Ocupação Itaú Cultural, Sesc TV e artistas homenageiam centenário de Paulo Freire

Paulo Freire – O próximo domingo (19) será marcado pelo centenário de uma figura historicamente importante para a educação não só do Brasil, mas do mundo todo: Paulo Freire. Na última semana, diversas organizações divulgaram projetos com o nome do professor, entre elas o Itaú Cultural. Paulo Freire será celebrado na 53ª “Ocupação Itaú Cultural” a partir do dia 18 de setembro.

A mostra terá painéis digitais que mostrarão desde páginas manuscritas até um esquema com os locais pelos quais o professor passou lecionando. De acordo com o Itaú Cultural, a exposição será subdividida em quatro partes: Formação, Angicos, Exílio e Retorno, que contarão com fotos, vídeos e documentos de obras originais, como poemas e cartas.

O eixo “Formação” trará materiais sobre sua vida pessoal, enquanto “Angicos” abordará seu processo de formação acadêmica. Já “Exílio” abrangerá os anos de 1964 até 1980, período em que foi exilado pela ditadura militar. Ao final, “Retorno” contará sobre a sua volta ao Brasil e o trabalho desenvolvido na educação dos mais pobres.

A Ocupação disponibilizará também um site com experiência complementar ao evento presencial. Ocorrerão, de forma online, conversas semanais com estudiosos e pessoas que conviveram com Freire, além do lançamento de podcast sobre o educador. Também será publicado material impresso com artigos, depoimentos e entrevistas de convidados que conviveram com Freire.

Já em programação 100% online, o SescTV transmitirá, via YouTube, às 16h do dia 18 de setembro (sábado) , a live “Paulo Freire 100 anos: pensamento, experiências e derivações”. No dia seguinte, próximo domingo (dia 19), o canal apresentará também cinco episódios da minissérie do eterno professor. Das 14h às 18h, os telespectadores poderão assistir a “Paulo Freire, um homem do mundo”, obra dirigida por Cristiano Burlan, que visa relembrar aspectos da sua vida profissional e pessoal.

Paulo Freire anuncia sua saída da Secretaria Municipal de Educação, no Teatro Municipal de São Paulo. 27/05/1991
Foto: Márcio Novaes

Outra live de homenagem a Freire contará com a presença de Alceu Valença. O cantor pernambucano participará do evento de caráter político e cultural, previsto para começar às 18h do dia 19 de setembro (domingo). A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação) são os responsáveis pela organização do evento online.

Além de Alceu Valença, outros ativistas políticos farão parte da live, como o ex-presidente Lula, a deputada federal Luiza Erundina, e outras pessoas importantes na vida do homenageado, como a viúva Nita Freire.

Nascido em Recife, em 1921, o professor, escritor, filósofo e responsável por inspirar muitas pessoas, Paulo Freire ganhou mais de 40 títulos de doutor honoris causa e o importante Prêmio da Educação pela Paz da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Ex-professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e de Cambridge, na Inglaterra, Paulo Freire lutou para ampliar o acesso à educação e dar a oportunidade para que todos tivessem a possibilidade de transformar positivamente a realidade. Preso e exilado pela ditadura militar, Freire continua sendo perseguido pela extrema direita que nos governa atualmente.

 

SERVIÇO: O ITAÚ CULTURAL fica na Avenida Paulista, próximo à estação Brigadeiro do metrô,. A Ocupação Paulo Freire estará aberta até a primeira semana de dezembro de terça a domingo das 11h às 19h.

 

Colaborou Carolina Raciunas.

Summary
53ª Ocupação Itaú Cultural, Sesc TV e artistas homenageiam centenário de Paulo Freire
Article Name
53ª Ocupação Itaú Cultural, Sesc TV e artistas homenageiam centenário de Paulo Freire
Description
O próximo domingo (19) será marcado pelo centenário de uma figura historicamente importante para a educação não só do Brasil, mas do mundo todo: Paulo Freire. Na última semana, diversas organizações divulgaram projetos com o nome do professor, entre elas o Itaú Cultural. Paulo Freire será celebrado na 53ª “Ocupação Itaú Cultural” a partir do dia 18 de setembro.
Author
Publisher Name
ZonaCurva Mídia Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *