BenBar com Erika Hilton

Colaborou Isabela Gama

Orgulho LGBTQIA+ – No dia 2 de junho, o Zonacurva estreou seu novo programa, o BenBar. A proposta é reunir mulheres em uma conversa descontraída para discutir política e assuntos atuais do Brasil e do mundo. Nesta semana, a convidada foi a vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL), a mais votada na eleição de 2020. 

Ela é presidente da comissão de direitos humanos da Câmara e atua fortemente nas pautas da população LGBTQIA+, é pré-candidata a deputada federal e um dos principais nomes da esquerda na cidade de São Paulo.

Erika começou a live relembrando que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+, e demonstrou certa ambiguidade com a data. A vereadora reforça que trazer visibilidade para a pauta apenas no mês de junho é problemático visto que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans. Outro problema são as marcas utilizarem da data para apoiarem a comunidade de forma superficial e colocá-las apenas como consumidora, trazendo uma falsa representatividade. 

Entretanto, ela também explica que, se não houvesse o mês de junho, a comunidade não seria protagonista em nenhum momento do ano. Para ela, é uma forma de afirmar que “vocês não vão passar o mês de junho sem a nossa presença”, e deste modo, de forma gradual conquistar os outros meses do ano, e cada vez mais, tornar o Brasil um país seguro para a comunidade.

Erika também comentou sobre a polêmica envolvendo a professora e comunicadora Rita Von Hunty, que apesar de ser um expoente entre os comunicadores de esquerda, declarou que não votará no ex–presidente Lula no primeiro turno. Erika, que já declarou o seu apoio a Lula, afirmou compreender o discurso de Rita, e que ele traz uma análise da conjuntura política de forma equilibrada. 

A vereadora ressaltou a importância de se construir um debate público mais profundo, politizado e democrático, e não apenas invocando um grande nome da esquerda. Criando assim, a possibilidade de surgimento de novas lideranças como forma de consolidar a esquerda e o progressismo no país. 

Aline, a esquerdogata, uma das integrantes do programa, afirmou que compreende a opinião de Erika, mas afirmou que teve medo de Bolsonaro crescer nas pesquisas após a fala de Rita. Que apesar de concordar com a linha de pensamento, ela acredita que agora, durante a corrida eleitoral não seja o momento ideal de fazer esse tipo de pronunciamento, visto que pode trazer “efeitos colaterais”.

 

 

 

Summary
BenBar com Erika Hilton
Article Name
BenBar com Erika Hilton
Description
No dia 2 de junho, o Zonacurva estreou seu novo programa, o BenBar. A proposta é reunir mulheres em uma conversa descontraída para discutir política e assuntos atuais do Brasil e do mundo. Nesta semana, a convidada foi a vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL), a mais votada na eleição de 2020. 
Author
Publisher Name
ZonaCurva Mídia Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *