O fascista mora ao lado

COLABOROU ISABELA GAMA

 

A LIVE POLÍTICA ZONACURVA do último dia 10 de fevereiro (quinta) contou com a presença do editor Zonacurva Fernando do Valle, Luís Lopes do Portal VISHOW e o advogado Roberto Lamari. O debate foi acerca dos recentes acontecimentos envolvendo falas fascistas e neonazistas.

No último dia 7 de fevereiro, o apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu a criação de um partido nazista no Brasil durante o Flow Podcast. Presente no programa, o deputado federal Kim Kataguiri fez coro e criticou a criminalização do partido na Alemanha. Lamari relembra durante a live que, não é de hoje, que o apresentador Monark mostra sua ignorância nesse podcast muito popular entre os jovens, o irresponsável já defendeu o “direito de ser racista”. Para ele, parece que ser racista e agora nazista são garantidos por um conceito equivocado de “liberdade de expressão”. Insano.

Um dia após o caso de Monark, Adrilles Jorge, até então comentarista da Jovem Pan News, defendeu as falas do podcaster e se despediu de seu programa com uma saudação nazista. Para Lamari, a fala de Kim e Monark se assemelham a tantas outras da internet, sem fundamento ou análise.

fascistas brasil
Manifestantes reproduzem gesto nazista em protesto pelo impeachment de Dilma (Reprodução)

Para Luis Lopes, atos como esses funcionam como um chamado para quem concorda com os regimes da extrema direita, dando visibilidade a eles. Fernando expõe que atualmente existem 530 grupos neonazistas no Brasil, e relembra que ainda em 2004, antes mesmo de Bolsonaro ser cogitado como candidato a presidente, manifestações desses grupos já faziam menções ao então deputado. Além disso, é importante ressaltar que David Duke, ex-líder do grupo supremacista norte-americano Ku Klux Klan, já elogiou Bolsonaro e afirmou que o presidente “soa como nós”.

Apesar da fala de Monark abrir brechas para que haja novos discursos como o dele, Fernando alerta que o maior perigo para o Brasil são os nazistas que se encontram no poder atualmente. É necessário relembrar que membros do governo como o ex-secretário de Cultura Roberto Alvim e o assessor da presidência da república Filipe Martins agiram como nazista (o primeiro) e supremacista (o segundo). Além disso, o próprio presidente Jair Bolsonaro recebeu a deputada alemã Beatrix von Storch, neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro de finanças de Adolf Hitler., e uma das principais expoentes do partido nacionalista-conservador Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão).

 

Summary
O inimigo mora ao lado
Article Name
O inimigo mora ao lado
Description
O CONVERSA AO VIVO ZONACURVA do último dia 10 de fevereiro (quinta) contou com a presença do editor Zonacurva Fernando do Valle, Luís Lopes do Portal VISHOW e o advogado Roberto Lamari. O debate foi acerca dos recentes acontecimentos envolvendo falas fascistas e neonazistas.
Author
Publisher Name
ZonaCurva Mídia Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *