Jão e os 40 anos do Ratos de Porão

O CONVERSA AO VIVO ZONACURVA recebeu Jão, guitarrista da banda Ratos de Porão, no dia 25 de março. A conversa foi gravada no bar La Borraxteria, mantido por Jão e seus sócios., que fica no bairro de Pinheiros em São Paulo. O bate-papo contou com a presença do editor Zonacurva Fernando do Valle e Luis Lopes do portal Vishows.

Após esses dois anos de pandemia, o processo de retomada das apresentações ao vivo do Ratos coincidiu com o aniversário de 40 anos da banda, o que tornou o reencontro entre banda e público ainda mais especial. 

Jão conta que o tempo de isolamento social o ajudou a compor e novas músicas. Em 13 de maio, o Ratos de Porão lança seu novo álbum, Necropolítica.

Capa de “Necropolítica”,  novo disco do Ratos de Porão (Divulgação)

O último álbum da banda, Século Sinistro, foi lançado em 2014. O novo álbum do Ratos de Porão trará diversas críticas ao atual governo. “As letras são anti-bolsonarristas até o talo. Eu sei que tem gente do metal que gosta do Bolsonaro, mas não dá para defender esse verme ”, afirma o guitarrista. 

A atualidade das letras compostas nos anos 80 e 90 também foi alvo da entrevista. O editor Zonacurva Fernando do Valle ironizou: “parece que aquelas letras foram escritas ontem!”. Jão, compositor de maioria delas, afirma: “músicas que escrevi no final dos anos 80 fazem mais sentido hoje porque na época ainda tinha o anseio pelas Diretas Já”.

Jão relembrou o sucesso internacional da banda com shows espalhados pela Europa em países como Portugal, Espanha, França e Itália. O Ratos participou de diversos festivais de punk pelo continente de forma independente. Ele conta que “muitas vezes nós mesmos alugávamos uma van e saíamos andando com os mapas dos países em que íamos tocar”.

 

 

Summary
Jão e os 40 anos do Ratos de Porão
Article Name
Jão e os 40 anos do Ratos de Porão
Description
O CONVERSA AO VIVO ZONACURVA recebeu Jão, guitarrista da banda Ratos de Porão, no dia 25 de março. A conversa foi gravada no bar La Borraxteria, mantido por Jão e seus sócios., que fica no bairro de Pinheiros em São Paulo. O bate papo contou com a presença do editor Zonacurva Fernando do Valle e Luis Lopes do portal Vishows.
Author
Publisher Name
ZonaCurva Mídia Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *