“Sem Pensar no Amanhã” mostra Alceu Valença em estado puro

“Sem Pensar no Amanhã”, dirigido por Marcos Credite, leva o nome de um dos álbuns lançados por Alceu Valença, um dos maiores nomes do MPB, e o acompanha durante a quarentena, período em que o cantor mergulhou em suas músicas.

Já no início, o documentário traça um contraste entre o artista frenético, com sua rotina agitada de shows, e mais calmo em casa no início da pandemia de covid-19, quando se conhecia pouco sobre o coronavírus. Essas cenas são guiadas pela música “Solidão”, de Alceu, que perdeu muitos amigos e familiares para a doença.

Alceu, acostumado a seguir sempre na estrada, criou uma nova rotina em casa na companhia de seu violão, se valendo de uma conexão que torna o instrumento uma extensão do próprio corpo.

alceu valença
O cantor Alceu Valença em estúdio (Reprodução)

Conforme os dias passavam, o cantor buscava maneiras de reinventar seus sucessos, do frevo ao samba, dando às músicas um tom intimista carregado de originalidade, com apenas voz e violão. A princípio, gravaria apenas um simples álbum, mas este foi apenas o primeiro de uma série de quatro álbuns.

Carregado de afeto, o filme contém depoimentos de sua esposa, Yanê Valença, seu filho, Rafael Valença, além do produtor Rafael Ramos e do engenheiro de som Matheus Gomes. Seu companheiro Paulinho Rafael, músico que o acompanhava no estúdio, faleceu devido ao câncer aos 66 anos, poucos meses depois das gravações, o que deu aos registros de sua relação com o cantor e aos depoimentos do amigo um tom ainda mais sensível. 

Apesar do contexto político e social em que o Brasil vive, o filme retrata um artista que acredita na efemeridade das coisas, espontâneo e otimista com o futuro. 

“Pode ser sonho, mas deixa o poeta sonhar” – Yanê Valença

Lançada pelo coletivo Pipoca, a obra poderá ser acessada a partir do dia 15 de julho diretamente no site do Sympla por R$12, com o acesso garantido por um mês.

Summary
 “Sem Pensar no Amanhã” mostra Alceu Valença em estado puro
Article Name
“Sem Pensar no Amanhã” mostra Alceu Valença em estado puro
Description
“Sem Pensar no Amanhã”, dirigido por Marcos Credite, leva o nome de um dos álbuns lançados por Alceu Valença, um dos maiores nomes do MPB, e o acompanha durante a quarentena - período em que o cantor mergulhou em suas músicas.
Author
Publisher Name
ZonaCurva Mídia Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *