Sesc Bom Retiro recebe exposição que traz visibilidade para pessoas adictas

Birico – A exposição “Birico – Poéticas autônomas em fluxo” ocupa o Sesc Bom Retiro. O grupo de artistas do coletivo Birico é quem dá autoria às obras do evento. Visando dar visibilidade, suporte e gerar renda à população que vive na região da Luz e na Cracolândia em situação de vulnerabilidade socioeconômica, os artistas trabalham com diferentes formatos, levando fotografia, lambe-lambes, materiais sonoros e outras obras ao evento. 

Além do coletivo Birico, criado para oferecer auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Covid-19, os grupos “Tem Sentimento”, “É de Lei” e “Craco Resiste” colaboram para a realização do evento no Sesc. 

O material exposto celebra a diversidade da capital paulista e atenta aos olhares, trazendo a necessidade de uma perspectiva empática sobre a desigualdade que assola o país. Além disso, o Sesc Bom Retiro dá espaço a obras que valorizam a solidariedade e expõem de forma poética as transformações que acompanham o desenvolvimento urbano.

São 158 obras espalhadas pelo espaço, todas produzidas por 40 artistas que realizam ações solidárias na Cracolândia. Muitos deles vivenciaram situações de fragilidade social e buscam provocar reflexão sobre a situação crítica que muitas das pessoas que vivem na região retratada enfrentam. Essas condições são agravadas pela inação do Estado e pela forma marginalizada como a sociedade os costuma notar. 

Birico - Poéticas autônomas em fluxo
Sesc Bom Retiro recebe exposição que traz visibilidade para pessoas adictas( Fonte: Divulgação Sesc/Reprodução(

Um dos mais prestigiados elementos presentes é o lambe-lambe. Esse estilo de cartaz, que é diretamente colado nas paredes e postes pelas ruas, se tornou uma forma de transformar São Paulo em uma cidade ainda mais artística. Esse estilo de arte também possibilita a divulgação de informação e dá voz a pessoas que não costumam ser ouvidas pela sociedade. Por isso, os organizadores também os colaram nas paredes de lugares que ficam em torno do Sesc, expandindo a exposição. 

SERVIÇO: Para ir ao evento gratuito, os visitantes devem agendar o ingresso de forma online, através do site que pode ser acessado clicando neste link. O passeio tem 45 minutos como duração prevista e estará em cartaz até o dia 27 de fevereiro de 2022. a exposição pode ser visitada de terça a sexta das 14h às 20h, e, aos sábados, das 10h às 16h, e fica na Alameda Nothmann, número 185. 

Summary
Sesc Bom Retiro recebe exposição que traz visibilidade para pessoas adictas
Article Name
Sesc Bom Retiro recebe exposição que traz visibilidade para pessoas adictas
Description
Uma nova exposição está tendo o Sesc Bom Retiro como palco: “Birico - Poéticas autônomas em fluxo”. O grupo de artistas do coletivo Birico é quem dá autoria às obras do evento. Visando dar visibilidade, suporte e gerar renda à população que vive na região da Luz e na Cracolândia em situação de vulnerabilidade socioeconômica, os artistas trabalham com diferentes formatos, levando fotografia, lambe-lambes, materiais sonoros e outras obras ao evento. 
Author
Publisher Name
ZonaCurva Mídia Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *